Curso dá gostinho da vida científica na área biomédica para vestibulandos; inscrições até 3/6
Alerta: Esse é um post com prazo de validade –dia 3 de junho de 2016, quando se encerram as inscrições para o “XIV Curso de Inverno – Uma aproximação às Ciências Biomédicas”.
A maioria das pessoas, como este escriba e a grande maioria dos leitores do “Cadê a Cura?” e da Folha, não está em busca de curas para as doenças que afligem o mundo, mas sim apenas esperando ou torcendo para que elas apareçam.
Para cada regra, claro, existem exceções. Alguns de nós também são cientistas das áreas biomédicas, preocupados em entender e em curar doenças. Já pensou que esse pode ser seu papel no mundo, o de achar uma cura?
Jovens que estão cursando o 3º ano do ensino médio e demais vestibulandos podem pleitear uma das 30 vagas do “XIV Curso de Inverno – Uma aproximação às Ciências Biomédicas”, organizado e ministrado por estudantes de biomedicina da Escola Paulista de Medicina (Unifesp, campus São Paulo) e testar se, de repente, essa vida é pra eles.
A ideia do curso é trazer algumas cápsulas de conteúdo da graduação em biomedicina da Unifesp (que não é muito diferente do conteúdo outros cursos, como biologia ou biotecnologia) de modo a imergir os 30 selecionados no mundo universitário e da pesquisa por uma semana.
Anderson Silvério Júnior, 18, teve a chance de frequentar o Curso de Inverno no ano passado passou no vestibular e agora é calouro do curso biomédico da Unifesp. Ele, que pretende seguir a carreira acadêmica, aprova a experiência: “O curso nos inseriu na rotina da universidade, ele é dado no horário real da biomed, das 8h às 18h. Foi bom para mostrar como é estudar em um período mais puxado como esse”.
TRADIÇÃO
A atividade tem 14 anos de tradição e começou em 2002 com a ideia do biomédico Eloi Francisco Rosa, hoje pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Unisa. Rosa estava no terceiro ano de faculdade e resolveu investir seu tempo na proposta após um outro projeto de que participou, de um cursinho universitário pré-vestibular , iniciar suas atividades.
“Eu estava muito engajado no fortalecimento da questão do desenvolvimento de novos docentes e na popularização da ciência. Continuo até hoje. Eu ainda acredito que o conhecimento científico emancipa o indivíduo por aumentar sua capacidade de entender o mundo e discuti-lo criticamente”
“Depois da primeira edição em 2002, em 2003 eu voltei a organizar, mas agora convidando nossos calouros do 3º ano para participarem. A ideia era criar uma estrutura que se mantivesse mesmo sem eu estar liderando. Acho que consegui, mesmo com a distorções que a proposta inicial sofreu…”
Rosa se refere à abertura pela qual o curso passou, atendendo também a alunos de colégios e cursinhos particulares (i.e. não carentes). Sorte para todas as outras pessoas que querem sentir na pele um pouquinho da emoção de ser biomédico.
Nas aulas práticas, entre outras atividades, os alunos irão extrair e manipular DNA, cultivar bactérias em placas de Petri e conhecer o laboratório de anatomia da Unifesp e suas peças anatômicas.
Nessa edição, haverá palestras de biomédicos de diversas áreas de atuação, como a pesquisa científica, a reprodução assistida e a perícia criminal. Veja mais no site do evento.
DICA
Quer aumentar suas chances de ser selecionado? No formulário, capriche na justificativa de porque você quer participar do curso e qual seria sua relação com as ciências biológicas/biomédicas. Seja criativo e lembre que se sua resposta for sem graça, as chances de seleção pela comissão organizadora são mínimas.
XIV Curso de Inverno – Uma aproximação às Ciências Biomédicas
Quando: de 27 de junho a 1º de julho de 2016, das 8h às 18h
Inscrições até 3 de junho na página do evento: sites.google.com/site/cibiomedunifesp
Seleção: Primeira lista será divulgada em 13 de junho; a segunda, em 17 de junho. Depois, mediante declaração de interesse, haverá uma “repescagem”
Vagas: 30
Local: Campus São Paulo da Unifesp (Vila Clementino, na zona sul da capital)
Critério de seleção: a partir das respostas da ficha de inscrição; a ser definido pela comissão organizadora
Preço: R$ 15,00 (somente para os selecionados, no ato da matrícula)
Gostou? Compartilhe. Não gostou? Quer desabafar? Elogiar? Tem algo novo para me contar? Comente abaixo ou escreva para cadeacura (arroba) gmail (ponto) com.
Você pode acessar (e divulgar) o blog Cadê a Cura? pelo endereço folha.com/cadeacura
Leia outros posts:
Elas nem acabaram a faculdade e já publicaram um artigo sobre zika na ‘Nature’
Falta de ar e cansaço sem motivo podem indicar hipertensão pulmonar, que mata em poucos anos
A não tão simples relação entre o consumo de sódio e a hipertensão