Quadrinhos ajudam a entender distrofia de Duchenne e síndrome de Marfan
Nunca é fácil falar sobre doenças, mas algumas iniciativas explicam com sucesso para crianças e para o público doenças complicadas, como a distrofia de Duchenne e a síndrome de Marfan, na forma de histórias em quadrinhos –até a Turma da Mônica entrou na jogada.
A Cada Passo Importa, da farmacêutica Sarepta, conta a história de Edu, um menino com distrofia muscular de Duchenne, uma doença genética que afeta principalmente os músculos e que tem sérias consequências na expectativa de vida. Nas historinhas, o novo personagem da Turma da Mônica encara situações comumente enfrentada por esses meninos, como perda de fôlego e uso de cadeira de rodas, além de dar boas explicações sobre a origem, progressão e tratamento da doença.
Outra iniciativa é a das estudantes Carolina Viana, Deborah Cunha e Dayse Santana, da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp. A história de Mendelino busca explicar a síndrome de Marfan, que provoca alterações na visão e problemas cardíacos. Os pacientes tendem a ser altos e magros, com dedos e membros compridos.
Aqui no blog também já falamos sobre a série DII Sem Máscaras, uma iniciativa da farmacêutica Takeda que ajuda a entender as doenças inflamatórias intestinais como a doença de Chron e a retocolite ulcerativa.
Gostou? Compartilhe! Não gostou? Quer desabafar? Elogiar? Tem algo novo para me contar? Comente abaixo ou contate-me nas redes sociais (@gabrielalves038 no Instagram, no Facebook e no Twitter).
Clique aqui e receba as novidades do blog
Você pode acessar (e divulgar) o blog Cadê a Cura? pelo endereço folha.com/cadeacura
Leia posts recentes:
Entenda a diferença entre surto, epidemia e pandemia
Empresários e redes sociais lucram com onda antivacina
Falta de proteína na dieta está associada à síndrome da zika em bebês