Novo coronavírus pode ser transmitido pelas fezes

Partículas virais do Sars-CoV-2, o novo coronavírus, sabidamente transmitidas por via respiratória, aparecem também nas fezes e até no sangue, mostra estudo publicado nesta quarta (11) na revista especializada Jama.

Pesquisadores da China analisaram 1.070 amostras biológicas de 205 pacientes infectados, que, em média, tinham 44 anos de idade. A maioria apresentava febre, tosse seca e fadiga. Eles estavam internados em hospitais nas províncias de Hubei e Shandong e na cidade de Pequim.

As amostras podiam ser as seguintes::

  • lavado broncoalveolar (soro fisiológico é instilado e aspirado do pulmão, 93%)
  • esfregaço nasal  (63%) ou da faringe, (32%)
  • catarro (75%)
  • biópsia do pulmão (46%)
  • fezes (29%)
  • sangue (3%)
  • urina (0)

Os valores entre parênteses mostram a fração de amostras positivas para a presença do vírus em cada categoria.

Como era de se esperar, o patógeno é muito presente em amostras do trato respiratório. A grande surpresa é a existência de partículas nas fezes.

“É importante ressaltar que o vírus vivo foi detectado nas fezes, o que implica que o Sars-CoV-2 pode ser transmitido pela via fecal. Uma pequena porcentagem de amostras de sangue apresentou resultados positivos no teste de PCR [que amplifica o material genético e identifica a presença do vírus], sugerindo que a infecção às vezes pode ser sistêmica”, escrevem os cientistas.

“A transmissão do vírus por vias respiratórias e rotas extrarrespiratóriaspode ajudar a explicar a rápida disseminação. Além disso, o teste de amostras biológicas distintas pode melhorar a sensibilidade [casos corretamente classificados como positivos] e reduzir número de falsos negativos.”


Gostou? Compartilhe! Não gostou? Quer desabafar? Elogiar? Tem algo novo para me contar? Comente abaixo ou contate-me nas redes sociais (@gabrielalves038 no Instagram, no Facebook e no Twitter).

Clique aqui e receba as novidades do blog

Você pode acessar (e divulgar) o blog Cadê a Cura? pelo endereço folha.com/cadeacura

Leia posts recentes:

Aperto de mão é vilão na transmissão de vírus e bactérias

Quadrinhos ajudam a entender distrofia de Duchenne e síndrome de Marfan

Entenda a diferença entre surto, epidemia e pandemia